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4 fev

Vitamina D: entenda a sua importância para o organismo

A vitamina D é essencial para o organismo, pois atua em várias frentes, como na prevenção da osteoporose. Sua produção no organismo se dá principalmente por meio da exposição ao sol.

No entanto, quando fazemos fotodepilação com laser ou luz pulsada, precisamos nos abster de ficar sob o sol por alguns dias para evitar o surgimento de manchas. Nesse caso, existem outras formas pelas quais podemos fornecer ao corpo esse nutriente tão necessário.

Hoje, vamos conhecer mais sobre a vitamina D, sua importância para um organismo saudável e como podemos torná-la disponível. Acompanhe o post!

O que é a vitamina D?

Vitaminas, de modo geral, são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Representadas por letras, como A, B, C, D e E, por exemplo, têm atuação indispensável em inúmeras reações bioquímicas imprescindíveis para a vida.

No entanto, por se apresentar como reguladora de funções vitais em diversos órgãos, a vitamina D é considerada, ainda, um hormônio. Vitamina ou hormônio, tem natureza lipossolúvel, isto é, solúvel em gordura.

Na verdade, cada vitamina é formada por uma série de compostos chamados vitâmeros. Assim, a chamada vitamina D é composta por ergocalciferol (D2) e o colecalciferol (D3).

Qual a sua importância?

O funcionamento regular do nosso corpo e o equilíbrio de diversos órgãos dependem da disponibilidade de vitamina D. Assim, sua importância pode ser resumida nos principais papéis que desempenha:

  • regula a absorção de cálcio e fósforo;
  • fortalece ossos, dentes e músculos;
  • é essencial na prevenção da osteoporose;
  • é essencial para o regular funcionamento do cérebro;
  • previne doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial;
  • previne o envelhecimento precoce;
  • melhora a saúde cardiovascular.

Todos esses aspectos relevantes para o organismo só ocorrem se houver um aporte adequado de vitamina D. Para que haja disponibilidade da vitamina para o organismo, são necessárias a exposição ao sol e a utilização de alimentos ricos nesse nutriente.

Como é absorvida pelo organismo?

A principal via de obtenção de vitamina D é a exposição ao sol, em especial à radiação ultravioleta B (UVB). Claro que por pouco tempo: apenas 10 minutos são suficientes para dar condições de suprir o corpo com 90% da demanda diária da vitamina.

Os outros 10% devem ser obtidos a partir da alimentação. Assim, é recomendável mantermos regularmente o consumo de alimentos, como:

  • leite e derivados;
  • ovos;
  • peixes de águas frias, como o salmão;
  • fígado (de boi, de galinha);
  • sardinha enlatada;
  • óleo de fígado de bacalhau.

Uma outra via para obtenção da vitamina D é a sua suplementação. Nesses casos, apenas profissionais habilitados, como médicos e nutricionistas, podem receitar o uso de suplementos da vitamina. Considere que seu excesso pode ser tóxico e danoso para o organismo.

O que pode ocorrer na sua falta?

A carência de vitamina D é muito prejudicial para a saúde, principalmente em razão do grande número de processos de que ela participa. Além disso, como visto, atua em eventos essenciais para um corpo saudável.

Desse modo, um organismo deficitário em vitamina D pode apresentar, entre outros:

  • redução dos níveis de cálcio e fósforo no sangue;
  • osteoporose nas pessoas idosas;
  • moleira aberta no bebê, mesmo após o primeiro ano de vida;
  • raquitismo em crianças;
  • maior risco de aborto em gestantes;
  • fraqueza muscular;
  • maior incidência de doenças autoimunes.

Qual a sua relação com a pele?

Além da pele ser o órgão principal para o recebimento dos raios solares que permitirão a síntese da vitamina D no organismo, ela também se beneficia dos resultados. Assim, considere os seguintes benefícios para a pele resultantes da disponibilidade da vitamina no corpo:

Com isso, mostramos a importância da vitamina D e você já pode cuidar para que ela esteja sempre disponível no seu organismo.

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