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20 maio

Veja aqui 7 passos indispensáveis para criar hábitos saudáveis

Uma boa parcela da população começou a se preocupar em manter hábitos saudáveis nos últimos anos. A tecnologia nos proporcionou mais conforto ao realizar muitas tarefas, mas também estimulou o sedentarismo e os maus hábitos alimentares.

Com o passar do tempo, as pessoas começaram a perceber que a qualidade de vida está totalmente ligada aos hábitos saudáveis, mas nem sempre é tão fácil assim sair da zona de conforto e colocar esses costumes no dia a dia.

Para estimular você a dar início a esse projeto, nós preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo a incluir hábitos saudáveis na sua rotina de forma mais eficiente. Confira!

1. Analise por que você quer ser mais saudável

Inspirar-se em celebridades ou em pessoas que influenciam você e tentar reproduzir seus hábitos pode servir como um grande estímulo, mas é muito importante refletir sobre por que você quer incluir esses costumes no seu dia a dia.

Para que esse processo seja mais natural, é importante que ele tenha um significado pessoal e que simbolize um real benefício para que você tenha mais foco, caso contrário, será muito mais fácil desistir.

Liste em um papel todas as razões que estimulam você a ser mais saudável, como garantir sua saúde, dormir melhor, evitar doenças, permanecer jovem, se sentir bem, perder peso e assim por diante.

2. Procure andar com pessoas mais saudáveis

Por mais que você tente manter hábitos saudáveis e esteja com toda a motivação do mundo, será muito mais difícil se você estiver na companhia de pessoas que ainda não se importam muito com isso.

Não é preciso abrir mão de nenhuma amizade, mas a verdade é que as pessoas que estão à sua volta podem ajudá-lo a dar um grande salto em direção aos seus objetivos ou fazer você regredir.

3. Inclua sua saúde mental nos cuidados diários

Quando falamos de saúde e hábitos que beneficiam o corpo, a grande maioria das pessoas leva em consideração apenas o lado físico, esquecendo-se de que a saúde mental impacta totalmente nosso dia a dia.

Para que todos os outros cuidados tragam resultados, é preciso cuidar da mente e fazer uma limpeza nos pensamentos tóxicos, nos medos e em tudo aquilo que traz sentimentos negativos ao corpo.

Uma boa dica é investir em atividades como ioga, pilates, meditação e exercícios de respiração. O estresse é muito prejudicial para a saúde, então, vale a pena procurar terapias e calmantes naturais, capazes de manter você no eixo sem prejudicar o corpo.

4. Não estabeleça metas inalcançáveis

É muito comum que nossas metas sejam incríveis quando resolvemos entrar de cabeça e alcançar um objetivo, não é mesmo? Mas também é muito comum perceber que será muito difícil cumprir tudo que prometemos e desistir.

Quantas vezes você já começou um projeto com todo o gás e depois foi desanimando? Isso acontece porque definimos metas muito pesadas para serem cumpridas de uma só vez.

Para ter mais chances de sucesso, seja amigável com você e comprometa-se a dar um passo de cada vez. Comece com objetivos pequenos e aumente progressivamente.

Assim, você mantém a motivação em dia e sente estímulo para aumentar cada vez mais suas metas, crescendo dentro do seu objetivo.

5. Procure fazer exercícios que dão prazer

Exercícios físicos liberam endorfina no corpo e proporcionam mais prazer, saúde e bem-estar, mas não adianta se propor a realizar atividades que não combinam com o seu estilo ou não te agradam muito.

Para ter sucesso nessa fase do seu projeto, é importante buscar algo que proporcione prazer e esteja alinhado aos seus objetivos. Pode ser uma caminhada ao ar livre, dança, aeróbicos, natação ou musculação. O que vale é a satisfação em realizar essa tarefa.

Também é importante evitar enaltecer o corpo ideal quando falamos de exercícios físicos, pois a maioria das pessoas os pratica para conseguir o corpo perfeito. É preciso entender e aceitar o seu biótipo para só depois procurar os resultados possíveis para você. Isso evita frustrações e mantém a motivação lá em cima.

6. Coloque mais água no seu dia a dia

A água é essencial para a manutenção do corpo humano e garante a saúde e o bom funcionamento dos órgãos e sistemas. Mesmo assim, a grande maioria das pessoas negligencia esse hábito e passa dias com poucos copos.

Isso até parece inofensivo, mas pode resultar em problemas renais, pouca atividade das células, falta de memória, ressecamento da pele e muitos outros problemas que podem ser facilmente evitados.

Hoje existem aplicativos que ajudam a adotar esse hábito, com despertadores que estimulam a ingestão de pequenas quantidades ao longo do dia. Você também pode colocar uma garrafinha no escritório e no seu quarto para que a água fique mais acessível.

7. Diminua a quantidade de junk food

Melhorar a alimentação é um enorme desafio para a maioria das pessoas, mas é um dos mais importantes. A quantidade de junk food e alimentos processados ingeridos hoje em dia colabora muito para o surgimento de doenças.

Corte aos poucos esse tipo de alimento da sua rotina e passe a ingerir mais vitaminas e minerais, presentes em folhas, frutas, legumes e verduras. Você pode estabelecer um dia da semana para comer alimentos mais calóricos e nos outros priorizar os saudáveis, diminuindo a frequência com o passar do tempo.

Cozinhar em casa também é um hábito que ajuda a economizar dinheiro e manter a saúde em dia, já que fica mais fácil controlar o que se está ingerindo, como a qualidade do sal, óleo e outros agentes prejudiciais.

Manter hábitos saudáveis na sua rotina garante muitos benefícios para a saúde e bem-estar. A melhor dica para ter sucesso é começar aos poucos e não forçar nenhuma regra extravagante.

Tudo acontece de forma mais natural quando adicionamos novos hábitos aos poucos. Cuidar da sua saúde será tão benéfico que, com o tempo, você não vai abrir mão de nenhuma dessas dicas!

E você? Como inclui hábitos saudáveis no seu dia a dia? Conte para a gente nos comentários!