ir parar home > Blog > Vamos começar a Pedalar?
12 dez

Vamos começar a Pedalar?

Red vintage bicycle with basket and flowers lleaning against wooden fence at beach.

Que tal dar umas pedaladas no parque? Ou na ciclovia? O importante é colocar o corpo em movimento e se divertir! 😀

Confira as dicas para iniciar esse esporte tão agradável e saudável:

1 – Claro que o primeiro item é a bicicleta, seja emprestada, usada ou nova. Não precisa ser nenhuma bicicleta de última linha. Uma bicicleta simples, só para você tomar gosto pela coisa, é uma ótima pedida. Ao longo do tempo você pode investir em uma bicicleta mais moderna, buscando melhor conforto e desempenho.

2 – Bermuda para ciclismo. Recomendamos o uso de bermudas, pois, para quem não está habituado a pedalar, a bermuda trará um conforto extra. Elas são acolchoadas nas nádegas e área interna, o que ajuda a deixar o assento mais confortável para você pedalar., Ela também será útil nas pedaladas de altas quilometragens.  A camiseta de ciclista não é absolutamente necessária, mas é útil porque oferece bolsos nas costas, zíper frontal e tecido que proporciona boa transpiração, além de conforto térmico.

3 – Creme antiassadura. É importante para proteger as regiões inferiores, como a virilha e região dos ísquios. Há várias marcas no mercado que são vendidas nas lojas especializadas de bicicleta e farmácias. O uso de vaselina sólida, que é vendida em farmácias,  também é apropriado.

4 – Um capacete. Principalmente no ciclismo de estrada ou montanha, além de te proteger caso ocorra alguma queda, te deixa super fashion e com cara de profissional. 😀

5 – Mecânica de emergência. É importante que você esteja apto a trocar o pneu da bicicleta fazendo reparo, ou substituição da câmera de ar, conserto da corrente e pequenos ajustes nos freios e câmbio. Procure um curso ou ajuda de amigos para adquirir este conhecimento e equipamentos.

6 – Habilidades para pilotar bem a bicicleta. Se você não tem muita destreza ou ainda não dominou as competências básicas necessárias, você não é só um perigo para si mesmo, mas para os outros também. Algumas regras básicas que você precisa saber incluem: sinalizar com as mãos (pilotar apenas com uma das mãos no guidão), conhecer as regras de trânsito, saber  transpor obstáculos, fazer curvas fechadas, entre outras habilidades.  Muitas destas habilidades requerem tempo de treino. Você pode buscar um curso específico com instrutores que lhe darão o treinamento necessário e adequado. Até lá, procure pedalar apenas nos lugares próprios ou parques.

7 – Vontade. Tudo o que fazemos, precisa ter uma boa dose de vontade. Andar de bicicleta  não é diferente. Para alguns de nós, o desejo vem fácil, porque nós amamos o  ciclismo. Para outros é mais difícil, porque o ato de pedalar tem motivos diferentes, tais como:  perder peso, praticar esporte de baixo impacto, etc. Seja qual for o motivo, persistir é fundamental para conseguir chegar lá. Formule alguns objetivos, trace um plano! Isso certamente o ajudará. 😉

 

Fonte: ciclofemini.com.br/comportamento/ciclismo-para-iniciantes-1-o-que-precisa-para-iniciar-por-claudia-franco