ir parar home > Blog > Substâncias em cosméticos que fazem mal a saúde e a pele
29 dez

Substâncias em cosméticos que fazem mal a saúde e a pele

Desde que o mundo é mundo, a busca por uma pele mais bonita e sempre jovem é constante – nós inclusive já falamos sobre a história da depilação aqui no blog, já que ela existe desde o Egito Antigo, leia aqui. Acontece que nem sempre, os cosméticos foram utilizados de forma saudável e eram produzidos em larga escala com substâncias altamente nocivas à saúde. E para o seu espanto, leitor, muitos produtos de beleza ainda são prejudiciais à cútis. Por isso, esse post é um grande alerta para que você saiba como escolher o que usar e entenda quais são as substâncias em cosméticos que fazem mal à saúde e a pele. Boa leitura!

Como identificar substâncias em cosméticos que fazem mal

Associados sempre à autoestima, os cosméticos são utilizados para diversos fins: maquiar, hidratar, dar brilho, alisar cabelos, colorir as unhas… enfim, são produtos que necessitam de contato direto com a pele para agir e por conta de ingredientes nocivos na fórmula, o que deveria fazer bem à você pode causar, na verdade, irritações, alergias na pele e até outras doenças muito mais graves como o câncer de pele. Logo, uma maneira de evitar essas substâncias tóxicas, é observando atentamente os componentes informados no rótulo. E se você encontrar Chumbo, Amônia, Parabenos, Formol, Toluenos e Formaldeídos, Corantes ou Lauril: fuja!

Chumbo

Parece estranho, mas sim, há chumbo em diversos cosméticos. Você com certeza já sabe que ele é um metal pesado, o que você não sabe é que ele é comumente encontrado em tintura de cabelo. O chumbo em cosméticos pode causar dores de cabeça, encefalopatias, irritações nos olhos, na pele, tremores, alucinações, diarreia, gastrite e uma série de outras doenças, podendo até causar tumores.

OBS: o chumbo também é facilmente encontrado em maquiagens importadas da China.

Amônia

A amônia é outro produto comum em tinturas de cabelo, principalmente os descolorantes. Porém, seu malefício acontece quando ela evapora, podendo irritar o trato respiratório. Por isso, ao manusear essa substância é preciso ter muito cuidado.

Parabenos

Essa substância é super perigosa para as mulheres, por que se comporta como estrogênio, ou seja, hormônio feminino. Ele é um conservante presente em diversos cosméticos, especialmente desodorantes. É considerado cancerígeno.

Formol

É um dos principais químicos utilizados para alisar os cabelos e para tornar as unhas mais resistentes. Quando inalado, ele pode causar queimaduras nas vias respiratórias e irritar os olhos, além de ser um potencial produto cancerígeno.

É encontrado em embalagens como: Ácido glioxílico, Óxido de Metileno e Aldeído Fórmico.

Toluenos e Formaldeídos

São substâncias presentes na composição de esmaltes que, em contato com a pele, causam vermelhidão, inchaço e até coceiras. O maior perigo é que como o esmalte é aplicado nas mãos, essa substância é levada para a pele de todo o corpo, principalmente rosto e pescoço.

Corantes

Já existe no mundo um grupo específico de pessoas alérgicas à corantes por N fatores. No entanto, a maioria dos corantes são compostos de substâncias metálicas, o que em grande quantidade no organismo, pode causar grandes problemas.

Lauril

O Lauril não é exatamente uma substância prejudicial à saúde. Ele é encontrado em quase todos os shampoos e é utilizado para limpar os fios removendo a oleosidade. Acontece que, o uso indevido do Lauril pode danificar os fios, já que a concentração dessa substância é feita para acertar na lavagem de cada tipo de cabelo. Cabelos oleosos por exemplo, precisam de uma concentração maior, diferente dos cabelos secos.

Fique atenta na hora de comprar e, principalmente, confira os produtos que você já utiliza. Se perceber alguma dessas substâncias em cosméticos que fazem mal à saúde, prefira trocar na próxima vez.

Aqui, a gente cuida para que todos os cosméticos sejam livres de quaisquer substâncias prejudiciais à pele e à saúde. Escolha a Não+Pelo, escolha ter mais saúde!