ir parar home > Blog > Spa caseiro: tratamentos de beleza DIY
26 jan

Spa caseiro: tratamentos de beleza DIY

“Tô sem tempo” e “Tô sem grana”, são as maiores desculpas esfarrapadas para não cuidar de você e deixar de lado o seu bem-estar. Evitando o cuidado com o seu corpo, você acaba sem conhece-lo, não melhora o seu aspecto visual e os índices de stress aumentam, uma vez que você não dá oportunidade para a sua mente descansar. Afinal, é para isso que serve um spá: relaxar e só aproveitar, enquanto você fica ainda mais linda. Mas, como nem todo mundo pode estar um spá de verdade, porque não fazer você mesma um spá caseiro? Neste post vamos compartilhar dicas de beleza para você relaxar e cuidar do seu rosto, corpo e cabelo. Confira!

3 Tratamentos de beleza para fazer um spá caseiro

Para ter um dia de beleza completo, reúna tudo o que você gostaria de melhorar. A nossa sugestão é esse combo: rosto, cabelos e corpo, com atenção especial para os pés e para as unhas. Por isso, a seguir você vai ver dicas valiosas, com produtos bem naturais e capazes de recuperar toda a delicadeza natural da sua beleza. Vamos começar?

Esfolie! Primeiro passo o spá caseiro

A técnica de esfoliação é perfeita para estimular a circulação sanguínea, mandar embora todos os resquícios que o seu organismo já rejeitou, evitar pelos encravados e conquistar leveza para o toque da pele e até mesmo dos cabelos. Por isso, essa será a base do seu spá feito em casa. Esfolie o rosto, o corpo todo, caprichando nos pés, e o couro cabeludo.

Limpeza de pele em casa

Depois de fazer a esfoliação com um sabonete líquido esfoliante e próprio para a pele do rosto, você vai utilizar uma bacia, água fervente e óleo de Melaleuca. Este óleo é um poderoso antisséptico, germicida e fungicida natural que vai combater as impurezas presas ao rosto, por exemplo: acne.

Como fazer:

→ Coloque a água fervente na bacia
→ Adicione poucas gotas do óleo na água
→ Direcione o vapor para o seu rosto – com muito cuidado para não se queimar –, essa ação vai abrir os poros
→ Umedeça duas gases nessa água e enrole-as nos indicadores
→ Vá pressionando levemente a pele, para soltar peles mortas e cravos amolecidos. Sem exagerar!
→ Sobre as áreas mais afetadas, pingue uma gota em um cotonete e aplique
→ Limpe o rosto com um algodão umedecido com a água
→ Finalize com um gel de aloe vera e espere secar

Spá em casa para o corpo

O óleo de coco tem feito sucesso por aí. E não é apenas com os milagres que ele realiza nos cabelos, mas também na culinária e na pele! Além do seu alto poder de hidratação, ele tem poder anti-inflamatório local, por isso, é um ótimo ajudante no combate à celulite.

Depois de esfoliar, é claro, tome um banho bem quente e com a pele ainda úmida, comece uma massagem corporal com o óleo de coco, caprichando nas áreas mais afetadas pela celulite. Para facilitar, utilize um massageador de madeira e/ou uma escova de banho, fazendo movimentos circulares e firmes por 5 minutos ou mais. Depois finalize com o seu hidratante normalmente.

Cuidado para os pés

Em uma bacia, cubra o peito dos pés com água, adicione um copo de leite e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe-os de molho por uns 20 minutos. Seus pés vão ficar muito mais hidratados e fáceis de lixar, por isso, seja suave nessa etapa. Depois é só finalizar com um hidratante para os pés.

Unhas e cutículas

Dê um respiro para as suas unhas e evite usar esmalte. Massageie cada unha e cutícula com movimentos circulares, utilizando óleo de coco ou uma cera nutritiva própria para as unhas.

Uvaterapia para os cabelos

Uvas são capazes de recuperar a umidade natural dos fios e selar suas cutículas. Por isso, esse é o tratamento perfeito para cabelos com pontas ressecadas.

Como fazer:

→ Bata 10 uvas roxas no liquidificar e reserve
→ Em uma panela, misture uma colher de sopa de aveia e meio copo de água. Cozinhe até obter um mingau e espere amornar
→ Acrescente as uvas batidas no mingau
→ Acrescente uma colhe de sopa de mel
→ Lave bem os cabelos e, com eles ainda úmidos, aplique a máscara de uva nas postas ressecadas
→ Massageie
→ Envolva a cabeça com uma tolha quente e deixe agir por no mínimo 20 minutos
→ Enxágue bem e finalize como de costume

Esfoliação do couro cabeludo

Para esfoliar o couro cabeludo como comentamos no início do post, basta misturar uma colher de açúcar cristal com a quantidade de shampoo necessária para lavar os cabelos. Massageie bem o couro e pronto!

Com certeza, vai ser incrível esse momento de beleza e descanso com você. Aproveite!