ir parar home > Blog > SAIBA QUAIS CUIDADOS SUA PELE PRECISA EM CADA IDADE.
14 nov

SAIBA QUAIS CUIDADOS SUA PELE PRECISA EM CADA IDADE.

Um dos fatores mais importantes para conquistar uma pele bonita e saudável em todas as fases da vida, sem dúvida, é a prevenção. E isso envolve, principalmente, limpeza, hidratação e proteção solar.

Segundo a dermatologista Cristiane Braga, cada tipo de dano e faixa de idade precisa de um cuidado específico. Não adianta uma mulher de 30 anos usar creme para 60 anos em busca de obter vantagem. Um creme muito concentrado de ativos anti-idade, por exemplo, pode trazer mais problemas que benefícios. “Um cosmético para alguém de 60 anos é muito gorduroso para alguém de 30 e pode desencadear acne. É preciso seguir corretamente a especificação de idade, ou o tiro sai pela culatra”, adianta Mauricio Pupo, professor de cosmetologia.

Além disso, é comum que os produtos concentrados apresentem ácidos na fórmula, e isso pode causar irritações e nenhum resultado positivo para as peles mais jovens.

TRATAMENTOS

Saber envelhecer faz parte do jogo. Querer ter pele de 20 anos aos 50 é desejo ilusório. É daí que surgem aqueles rostos esticados ou desfigurados por procedimentos exagerados. No entanto, alguns cuidados frequentes garantem a beleza da pele de forma harmoniosa,  no decorrer dos anos. Veja quais são eles de acordo com cada faixa de idade:

20 anos

Proteção solar, limpeza e hidratação suave são os pontos mais importantes. A higienização deve ser feita com produtos não agressivos e sem álcool. Além disso, é comum a formação de acne nesse período e, nesses casos, é preciso fazer um tratamento específico de acordo com orientação do dermatologista.

30 anos

Boa proteção solar e hidratação previnem marcas superficiais e mantém a pele vistosa e brilhante, com aspecto jovial. É hora para começar a usar cremes específicos anti-idade e nutrir a pele. É possível que já existam algumas manchas do sol e cicatrizes de acne no rosto, que podem ser tratadas com laser ou peeling.

40 anos

Hidratação, limpeza de pele e ginástica facial são indicadas, além do uso de cremes anti-idade no período noturno. A aplicação moderada de toxina botulínica pode ajudar a amenizar linhas e rugas mais acentuadas e prevenir que a pele fique marcada. O fumo é o principal vilão do envelhecimento e isso aparece claramente nessa fase da vida. Cuidados com alimentação devem ser redobrados e, segundo a dermatologista Cristiane Braga, é recomendável suplementação oral, com nutricosméticos. Como nas outras fases, a proteção solar é indispensável.

45 anos

Neste estágio, a face já tem uma queda de gordura e, para reverter essa flacidez e estimular o colágeno, são recomendados tratamentos com aparelhos que realizam uma contração da pele, laser, luz pulsada ou ácido retinóico. De acordo com Romeu (quem é Romeu? Ele não foi citado anteriormente), a rádiofrequência é boa opção para levantar a área da sobrancelha. “As artistas americanas fazem isso semanalmente, junto com outros procedimentos”, diz. Maurício Pupo  indica o uso de cremes com hormônio vegetal, como isoflavona de soja.

50 anos

Será preciso aumentar o rigor com a proteção solar, adotando o fator mais alto possível. Cristiane Braga recomenda um aumento da frequência das sessões de laser, infravermelho e radiofrequência, além de um peeling anual para homogeneizar a textura e a coloração cutânea.

De acordo com os sinais da pele, já é possível pensar em injeções que dão volume e preenchem os sulcos – para isso são usados o ácido hialurônico e enxertos de gordura. Nesta fase, muitas pessoas exageram em busca da juventude perdida e acabam piorando ainda mais o aspecto da face.

60 anos ou mais

Continuam os cuidados da fase anterior, porém, agora com mais intensidade. Para quem não fez tratamentos preventivos, será necessário recorrer a procedimentos mais invasivos e cirurgias plásticas para um rejuvenescimento mais aparente. Se o grau de flacidez cutânea for muito avançado, é possível fazer cirurgias pequenas, incluindo a área do pescoço.

FONTE: www.progresso.com.br/especiais/d-mais/os-cuidados-com-a-pele-em-cada-idade