ir parar home > Blog > Riscos que os cremes depilatórios oferecem para a pele
7 set

Riscos que os cremes depilatórios oferecem para a pele

riscos dos cremes depilatórios

Os cremes depilatórios são uma opção muito utilizada por quem deseja se livrar dos pelos indesejados. No entanto, apesar de ser uma alternativa popular, ela não é tão segura quanto as pessoas costumam imaginar.

Na verdade, esses produtos oferecem uma série de riscos para a sua pele. Dependendo do tipo de produto e da forma como ele é utilizado, é possível que você acabe sofrendo consequências permanentes em sua pele. Por isso, buscar outros métodos para remover os pelos indesejados é o mais indicado, principalmente se você deseja manter sua pele bonita e saudável.

Agora, se você não está 100% certa de que o uso de cremes depilatórios pode gerar prejuízos, muitas vezes definitivos, para a sua pele, continue lendo esse post e entenda melhor o porquê de não usar esse tipo de creme. Nesse artigo, você vai ficar por dentro de alguns riscos que os cremes depilatórios oferecem para a sua pele. Confira!

Principais riscos de usar cremes depilatórios

Dentre os principais riscos que a sua pele pode estar sujeita ao fazer uso de cremes depilatórios estão:

Reações alérgicas

Um dos maiores riscos dos cremes depilatórios são as reações alérgicas, principalmente para mulheres que tem peles sensíveis. Apesar de muitas marcas afirmarem que os produtos são testados dermatologicamente, é comum encontrar itens que geram coceiras e até irritações.

Isso porque, os componentes utilizados nas fórmulas podem gerar reações adversas dependendo do organismo.

Manchas

Mais um dos perigos de usar cremes depilatórios é que eles podem manchar a pele. Como esse tipo de creme é aplicado diretamente na pele e, geralmente, em diferentes regiões do corpo, eles podem acabar causando manchas, por conta da diferença de sensibilidade ao produto existente em cada região.

Além disso, muitos componentes acabam prejudicando as células e os pigmentos naturais do corpo, fazendo com que essas manchas mais escuras surjam com o tempo.

Pode oferecer riscos a mulheres gestantes

Estudos já comprovaram que os cremes depilatórios são extremamente perigosos para mulheres gestantes. Os componentes da fórmula são absorvidos pela pele e passam para a corrente sanguínea. Por sua vez, essas substâncias acabam chegando até a placenta e consequentemente afetam o bebê.

Por conta disso, os especialistas proíbem o uso desse creme durante a gestação. Eles podem gerar uma série de problemas graves no bebê e, dependendo do tipo de substância usada na fórmula, podem gerar até mesmo um aborto espontâneo.

Entupimento dos poros

É muito comum que os cremes depilatórios também gerem o entupimento dos poros. Esse é, inclusive, um dos motivos que faz com que os pelos comecem a encravar com frequência, assim que iniciam o seu processo natural de crescimento.

Além do encravamento dos pelos, o entupimento de poros também pode desencadear casos graves de acne. Se eles não forem tratados, podem fazer com que a sua pele fique marcada permanentemente.

Podem engrossar os pelos

Mais um dos riscos que torna os cremes depilatórios contraindicados é porque esse produto deixa os pelos mais grossos. Isso acontece porque o processo de remoção com o uso de cremes depilatórios não envolve a cauterização dos pelos.

E isso pode gerar o engrossamento dos fios, fazendo com que na próxima depilação, você tenha mais dificuldade ainda para eliminar os pelos indesejados.

Qual a melhor alternativa para quem deseja se depilar?

Se você quer garantir uma pele lisinha e saudável, sem correr o risco de ter qualquer uma das reações acima, a melhor alternativa é a fotodepilação. Esse é um método extremamente eficaz, que tem se popularizado rapidamente, principalmente pelo excelente resultado que ele proporciona no que se refere a remoção de pelos indesejados.

Além de não oferecer qualquer tipo de risco, outro diferencial desse procedimento estético é que sua aplicação é indolor. Ou seja, você não precisa sofrer por horas para se livras dos pelos que tanto lhe incomodam.

Mais uma das vantagens da fotodepilação é que ela diminui gradativamente a quantidade de pelos da região tratada. Quanto mais sessões você realizar, menos pelos irão nascer no local, até que eles sejam totalmente eliminados.

Isso acontece porque, durante o processo, os pelos são cauterizados. Dessa forma, eles vão afinando e diminuindo de forma gradual, possibilitando que você não tenha que ficar refazer a depilação várias vezes por mês.

Se você quer garantir a sua segurança e ainda ter uma pele lisinha, deixe os cremes depilatórios de lado e aposte na fotodepilação. Confira mais informações sobre esse procedimento no site da Não+Pelo.