ir parar home > Blog > História da depilação: linha do tempo sobre os costumes
26 abr

História da depilação: linha do tempo sobre os costumes

Atualmente, a depilação é um tratamento estético popular. Pode ser feito em casa, no salão e em clínicas especializadas que garantem maior conforto e duração da pele livre de pelos. Mas você já parou para pensar de onde surgiu essa cultura? Nós, sim! E esse post é para compartilhar algumas curiosidades e contar um pouquinho da história da depilação que com certeza você não sabe. Continue lendo!

Linha do tempo da depilação

Você pode até achar estranho, mas a depilação NÃO é uma atividade exclusiva do século XX. Muito pelo contrário! A depilação existe desde a antiguidade, em outras palavras, desde antes de Cristo e, com o passar dos anos, ela foi aperfeiçoada ou banida da sociedade. Acompanhe a história:

Egito Antigo

Os primeiros relatos já encontrados sobre depilação surgiram no Egito Antigo. Mulheres egípcias criaram uma técnica de remover os pelos com argila, sândalo e mel. No entanto, alguns lugares dizem que a rainha Cleópatra já se utilizava da cera quente em tiras de tecidos finos.

História da depilação

Grécia Antiga

Enquanto isso, os gregos desenvolveram um instrumento de depilação chamado estrígil. Uma vara de aproximadamente 30cm que removia os pelos. A prática da depilação nesse período era principalmente utilizada por homens e atletas.

Império Romano

Durante este período, os pelos eram considerados vulgares, por isso eram removidos de todo o corpo. Todas as pessoas, homens, mulheres, ricos e pobres utilizavam os métodos que tinham para deixar a pele sempre lisinha. Na maioria das vezes, utilizavam pinças, lâminas, versões simplificadas de barbeadores (que ainda não existiam) e cremes depilatórios que, há boatos de que continham soda cáustica.

Idade Média

A Idade Média, também conhecida como Idade das Trevas, foi um período sombrio em que o cuidado com o corpo e a aparência foram completamente ignorados. Por isso, a depilação foi “proibida” considerada um ato de heresia, bruxaria, completamente pecaminoso.

Índias Brasileiras

Ao chegar no Brasil, Pero Vaz de Caminha enviou uma carta a Portugal comentando tudo o que viu, inclusive que as índias não tinham os pelos pubianos. No início, acreditou-se que o povo indígena não produzia pelo, mas depois descobriu-se que elas utilizavam a espinha do peixe-lixa para raspá-los.

Barba e Aparelho de Barbear

Entre 1700 e 1800, a depilação masculina começou a ganhar força, principalmente, com o novo padrão de beleza para os homens: sem barba. Por esse motivo, um marco aconteceu na história da depilação, inventou-se o aparelho de barbear que, mais tarde, tornou-se útil para depilar qualquer região.

Lâmina de barbear

Editoriais de Moda – Anos 20

Já no século XX, especificamente nos anos 20, a moda foi revolucionada com vestido e blusas sem mangas. A partir daí, as axilas não depiladas começaram a constranger as mulheres, principalmente, porque as revistas e os editoriais de moda decretaram que remover os pelos era essencial para adotar o novo modelo de vestuário.

Minissaia – Anos 40

Assim como as axilas, as pernas também começaram a ganhar atenção especial na depilação por conta do vestuário. Foi na década de 40 que os vestidos e saias começaram a ficar cada vez mais curtos, posteriormente, deram origem a minissaia e manter os pelos das pernas não era agradável por uma questão estética.

Movimento Rippie – Anos 60

A década de 60 pode ser dividida em duas etapas para a depilação: movimento rippie e primeiros indícios da fotodepilação com laser. O movimento rippie defendia a beleza do corpo como ela é, sem nenhuma intervenção estética, ou seja, sem remoção dos pelos. Por outro lado, foi neste período que surgiu a depilação a laser, em um modelo muito superficial ao que é encontrado hoje e, por isso, só foi aprovado 37 anos depois.

Hippie

Salão de beleza – Anos 80

A partir dos anos 80, a depilação estava muito mais profissionalizada. Novas técnicas para a remoção dos pelos com cera quente surgiram e com isso, os salões de beleza adotaram o serviço.

Depilação com luz pulsada – 2000

Foi só nos anos 2000 que a depilação com luz pulsada surgiu. Por isso é o método mais moderno do mercado, além de ser o mais seguro, garantindo a qualidade da pele e indolor para a maioria das pessoas.

Depilação com luz pulsada

Se você gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a história da depilação, compartilhe esse post!