ir parar home > Blog > Foliculite: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar
30 jun

Foliculite: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar

A foliculite é uma reação muito comum da pele, principalmente para quem faz depilação constantemente. E apesar de não ser um caso grave, é muito importante tomar alguns cuidados para que ela não tome proporções maiores e acabe evoluindo para reações que, de fato, são prejudiciais à saúde da pele. Além de atrapalhar a estética de uma área onde você quer que esteja lisinha, livre de pelos e qualquer tipo de marca. Por isso, reunimos dicas e explicações sobre a foliculite para você prevenir e tratar. Continue lendo!

O que é foliculite?

A foliculite é a infecção do folículo piloso, ou seja, uma inflamação na raiz do pelo. Ela é causada por uma bactéria da própria pele e por outras que podem estar presentes no momento, além de fungos ou vírus. Outras vezes, o próprio pelo encravado induz o processo de inflamação por não conseguir atravessar a camada mais superficial da pele.

Também existem dois tipos de foliculite. O mais comum é conhecido como foliculite superficial, porque causa pequenas lesões nas camadas superficiais da pele. A outra, é a foliculite profunda, que afeta camadas mais extensas e pode levar a infecção à furúnculos.

Onde ocorre e quais os sintomas?

A inflamação pode ocorrer em qualquer parte do corpo que contenha pelos, mas é mais comum na região das costas e nádegas, além das regiões mais sensíveis à depilação como axila e virilha.

O principal sintoma da foliculite é visível. Ela causa manchas e até carocinhos avermelhados sob a pele que podem ou não conter pus. Além disso, a pele fica mais sensível e irritada, causando dor, coceira e muito incômodo.

Foliculite

Como tratar a foliculite

Ao identificar a foliculite, você pode adotar uma série de práticas que irão resolver o problema ou pelo menos amenizá-lo. Mas se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, procure um dermatologista, pois em alguns casos, pode ser necessário o uso de antibióticos e pomadas prescritas.

Os cuidados que você pode adotar para tratar, são os mesmo para prevenir. São eles:

– Não permanecer com roupas molhadas

– Evitar roupas apertadas

– Utilizar roupas leves e largas, preferencialmente de algodão após a depilação

– Tome muita água

– Hidrate a pele sempre que possível com produtos para o seu tipo de pele

– Use sabonetes antissépticos

– Se realizar a depilação em casa, cuide para que tenha condições excelentes de higiene

– Opte por lâminas descartáveis

– Esfolie a pele para eliminar células mortas

Compartilhe esse post e ajude amigos a exterminarem os problemas com a foliculite!