ir parar home > Blog > Excesso de pelos no rosto feminino: entenda as causas
28 jan

Excesso de pelos no rosto feminino: entenda as causas

Os pelos costumam ser motivo de incômodo para a maioria das mulheres, que investem cada dia mais em métodos para eliminá-los. Quando esses pelos aparecem no rosto, o incômodo torna-se ainda maior e afeta a autoestima da mulher.

Mas nem sempre o aparecimento de pelos no rosto feminino é mero acaso. Eles podem ser um sinal de que algo esta irregular no seu corpo, por isso, é importante investigar a causa do problema.

Pensando nisso, nós preparamos uma lista, citando as causas mais comuns para o aparecimento de pelos no rosto. Se interessou? Então é só continuar lendo esse post!

Desequilíbrio hormonal

Os hormônios regulam uma série de processos do corpo humano. Quando esses hormônios estão em desequilíbrio, podemos notar alguns sintomas que indicam a origem do problema.

Um desses sintomas pode ser justamente o aparecimento de pelos no rosto. Esse desequilíbrio está associado, na maioria das vezes à testosterona, um hormônio comum em maiores quantidades em homens.

Quando os níveis de testosterona aumentam no corpo de uma mulher, os pelos podem começar a surgir em maior quantidade. Outros sintomas que também podem surgir são:

  • voz mais grave;
  • aumento da acne;
  • pele oleosa;
  • ausência de menstruação.

Síndrome dos ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos é uma condição causada por um distúrbio hormonal que aumenta o tamanho dos ovários e faz com que surjam múltiplos cistos na parte externa deles.

Quem possui essa síndrome tem ciclos menstruais irregulares e apresenta uma tendência ao surgimento de pelos em várias partes do corpo, inclusive no rosto.

A doença não tem uma cura definitiva, mas pode ser tratada e seus sintomas amenizados. É importante procurar por ajuda médica o mais cedo possível.

Síndrome de Cushing

A Síndrome de Cushing é uma doença causada pelo excesso de cortisol no corpo. O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse e deve ser liberado pelo corpo apenas em situações onde nos sentimos ameaçados, mas os portadores dessa doença não têm esse equilíbrio.

Os sintomas incluem o aparecimento de pelos pelo corpo, a estocagem de gordura, estrias e acne.

Fatores genéticos

A genética também pode ser um grande responsável para o excesso de pelos no corpo. Algumas etnias do mediterrâneo, do Sul da Ásia e do Oriente Médio são exemplos de povos que possuem essas características no corpo feminino.

Nesse caso, como não se trata de um problema de saúde, é possível recorrer a fotodepilação com laser ou com a luz pulsada.Esse método é o mais eficaz na eliminação de pelos do rosto, já que destrói o pelo pela parte mais profunda de sua raiz, o que faz com que ele demore muito mais tempo para reaparecer.

Quando o surgimento de pelos no rosto feminino é causado por uma doença ou desequilíbrio hormonal, é importante buscar tratamento em um endocrinologista. A remoção utilizando a fotodepilação (laser ou luz pulsada) também pode ser feita, desde que a causa principal do problema seja resolvida.

Do contrário, os pelos continuarão crescendo e você não terá um resultado eficiente. Procure o seu médico!

Gostou no artigo? Então, acompanhe a gente nas redes sociais para ver todas as nossas publicações! Estamos no Facebook, Instagram e Twitter !