ir parar home > Blog > Entenda a importância de manter a sua pele hidratada
27 maio

Entenda a importância de manter a sua pele hidratada

Por preguiça, falta de hábito ou por não acharem necessário, muitas pessoas não se preocupam devidamente em manter a pele hidratada o ano todo. 

Em geral, o mais comum é se lembrarem da hidratação quando a pele já apresenta sinais de ressecamento, mas o ideal é ter esse cuidado incorporado à rotina, independentemente do tipo de pele. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de hidratar a pele diariamente, não deixe de ler este post. Descubra tudo o que você pode evitar adotando alguns cuidados com a pele. Confira!

Qual a importância de manter a pele hidratada?

A principal função da pele é ser uma barreira protetora contra agentes externos, como o sol, o frio, o vento e a poluição. Ela também protege o corpo da entrada de microrganismos e substâncias alergênicas. 

No entanto, a hidratação é fundamental para manter a camada cutânea íntegra, caso contrário, a pele pode perder suas propriedades biológicas. A pele hidratada apresenta um aspecto viçoso, uniforme e brilhante, enquanto a pele desidratada é opaca, áspera e sem elasticidade. Além de perder a beleza, as suas funções podem ser comprometidas. 

Diversos fatores contribuem para que a pele desidrate naturalmente, dentre eles destacamos os genéticos, climáticos e hormonais, além do envelhecimento, uso de produtos químicos, exposição ao sol e algumas doenças, como a dermatite atópica e o hipotiroidismo. 

Por isso, hidratar a pele é o cuidado mais essencial que se deve ter com ela, evitando que sofra descamações e se torne mais frágil e suscetível à irritações. Além disso tudo, hidratação é responsável pela regulação da oleosidade, especialmente na pele do rosto

Quais os problemas gerados pela falta de hidratação?

Como vimos, a falta de hidratação pode levar a uma série de problemas de beleza e saúde. Vejamos alguns deles.

Envelhecimento precoce

Junto com a exposição solar a falta de hidratação é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Ela interfere na renovação celular e, consequentemente, na produção de colágeno. 

A pele hidratada ajuda a suavizar rugas e linhas de expressão e atenua as manchas escuras da pele. Por outro lado, o ressecamento acaba por criar novas linhas e ressaltar as existentes. 

Infecções oportunistas

Como o maior órgão do corpo humano, e aquele que está em contato com o meio externo, a pele constitui a primeira barreira para a entrada de microrganismos. Quando desidratada e sujeita à irritações, é possível que infecções oportunistas, bacterianas ou fúngicas, encontrem uma brecha para se instalar no organismo. 

Estrias

A pele desidratada está mais sujeita ao aparecimento de estrias. Isso acontece por que nesses casos a pele perde elasticidade o que favorece o rompimento das fibras elásticas e colágenas, deixando uma espécie de cicatriz na pele, a estria. A pele hidratada, além de ter mais elasticidade, deixa as fibras de colágeno mais fortes. 

Quais os principais cuidados devemos tomar?

Agora que você já sabe que manter a pele hidratada é muito importante e previne diversos problemas, preparamos um alista com alguns cuidados que devemos ter com a pele:

  • ingerir, pelo menos, 2 litros de líquidos por dia, entre água e sucos naturais;
  • proteger a pele de agentes agressores, como o sol, usando protetor solar;
  • intensificar a hidratação na pele no verão e no inverno;
  • evite tomar banho muito quente, que remove a oleosidade natural da pele, diminuindo o manto lipídico;
  • procure produtos com hidroxiácido, que promove a estimulação da renovação epidérmica;
  • hidrate nos horários certos, preferencialmente após o banho, e o rosto à noite e pela manhã, antes de aplicar o protetor solar;
  • invista em dermocosméticos com vitamina C, ela tem propriedades antioxidantes;
  • aposte nos nutricosméticos, que possuem vitamina E, colágeno, beta caroteno e licopeno, ajudando a fortalecer a barreira da pele;
  • adote uma alimentação balanceada, com muitas frutas e legumes, ambos ricos em água. 

Como vimos, manter a pele hidratada não é apenas uma questão de vaidade, mas também de saúde, e nesse caso, prevenir é o melhor remédio. 

Agora que você já sabe a importância de hidratar a pele, que tal aprender algumas dicas para manter a pele sempre hidratada e linda? Boa leitura!