ir parar home > Blog > Efeitos colaterais da depilação com métodos tradicionais
14 jul

Efeitos colaterais da depilação com métodos tradicionais

Como já vimos em outro post do blog, a depilação é um procedimento muito comum ligado a estética e beleza, mas existem alguns cuidados necessários para realizar antes e depois desse processo. Os efeitos colaterais da depilação existem! Principalmente para alguns tipos de depilação tradicional. Neste post, você pode conferir quais são esses procedimentos e por que os evitar.

Métodos tradicionais e os efeitos colaterais da depilação

Depilação com cera quente

A depilação com cera quente retira o pelo do corpo por completo, desde a raiz, mas não é um procedimento definitivo e precisa ser realizado com certa frequência. Apesar de tardar o crescimento do pelo, ela pode causar a sensibilidade da pele e até mesmo queimar se a temperatura não for adequada.

Efeitos colaterais da depilação com cera: São vários os efeitos colaterais que a depilação com cera pode causar. O mais comum é devido a temperatura da cera, que se não estiver adequada pode queimar e agredir a cútis, já que remove sua camada protetora, provocando um processo inflamatório como a foliculite, além de provocar a vermelhidão e inchaço.

Esse procedimento também pode causar manchas, quando a cera é puxada com força para remover os pelos, ela agride a superfície da pele, que como autodefesa produz mais melanina, o pigmento responsável pela pigmentação da nossa pele.

Depilação com lâmina

A depilação com lâmina não dura muito tempo, rapidamente os pelos voltam a crescer, mas por ser um método simples e indolor, é muito utilizado. Muitas vezes por mau uso, acaba-se ferindo a pele com arranhões ou cortes, e é comum que existam efeitos colaterais nesse tipo de procedimento, principalmente se a pele estiver sensível.

Efeitos colaterais da depilação com lâmina: Além de correr o risco de sofrer arranhões e cortes com esse tipo de depilação, um efeito colateral bem comum é a vermelhidão e coceira, que pode vir a causar pequenos ferimentos. Outro muito comum é o encravamento de pelos que causa muitos incômodos, a região fica bem dolorida e em alguns casos se dá até o aparecimento de pús sem contar que a aparência pode não ser muito agradável.

Depilação com cremes depilatórios

Esse tipo de depilação também é muito simples, ele possui componentes químicos que agem dissolvendo a parte visível do pelo, basta aplicar na área desejada, esperar alguns minutos, retirar o produto e você já estará sem pelos, mas assim como a lâmina, não dura muito tempo e os pelos logo voltam a crescer, além de também possuir o risco de alguns efeitos colaterais.

Efeitos colaterais da depilação com Cremes depilatórios: Esse método costuma causar ardência, causada pela reação da pele com os produtos químicos da sua composição. Um dos efeitos colaterais é quando essa ardência continua mesmo após o enxague da pele, algumas vezes é necessário que se use uma pomada para acalmar a ardência. Também pode causar a irritação dos olhos, dando uma sensação de queimação, ardência e coceira. Em casos extremos é necessário procurar um médico.

Agora que você já sabe quais são os riscos das depilações tradicionais, que tal optar por um método como a fotodepilação? Fala com a gente!