ir parar home > Blog > Depilação e maquiagem: cuidados que você deve tomar
16 mar

Depilação e maquiagem: cuidados que você deve tomar

Depilação e maquiagem- cuidados que você deve tomar

Posso usar maquiagem após a depilação? Que tipo de creme posso aplicar? Estas e outras questões são muito comuns e são feitas diariamente por mulheres que depilam, especialmente, a região facial.

Se você está em dúvida sobre o uso de maquiagem após a remoção de pelos indesejados em seu corpo, esse artigo pode auxiliá-la a compreender essa relação e a conhecer os cuidados a serem tomados.

A maioria das pessoas se preocupa com os efeitos colaterais associados à combinação desses dois procedimentos.

No entanto, uma vez que você tenha uma melhor compreensão sobre o seu cuidado, não haverá muito com o que se preocupar. Saiba mais sobre a depilação e maquiagem!

Quais são os cuidados a serem tomados em relação à depilação e maquiagem?

Após a depilação, certamente haverá vermelhidão e algum edema nos tecidos que cercam o folículo piloso na área onde o procedimento foi realizado. A intensidade dessa vermelhidão depende da cor e densidade do pelo.

No entanto, não há necessidade de se preocupar com isso, pois essa vermelhidão diminui em um dia ou dois. Em condições raras, se não diminuir, é preciso consultar um profissional.

Conheça, inicialmente, alguns cuidados a serem tomados após o seu processo de depilação, evitando a necessidade de aplicar maquiagem nas áreas com vermelhidões:

  • Hidrate sua pele duas vezes por dia com um creme hidratante, calmante e sem perfume;
  • Evite água quente ou fria demais na hora de lavar a região – use a água morna no chuveiro;
  • Evite esponjas ou esfoliantes agressivos;
  • Evite cloro e outros produtos químicos na região após a depilação;
  • Tente minimizar as atividades que causam transpiração;
  • Evite produtos perfumados em geral;
  • Minimize a exposição ao sol e use protetor solar FPS 30+;
  • Não raspe a região.

Se você perceber que o inchaço e a vermelhidão após a depilação está demasiadamente desconfortável, ao invés de maquiagem, aplique compressas frias para aliviar as áreas tratadas.

Isso é recomendado uma vez que a maquiagem pode entupir os poros que estarão abertos após a depilação, causando o surgimento de espinhas, cravos e até mesmo alergias na região.

Porém, você pode usar maquiagem imediatamente após a depilação a laser para ajudar a esconder a vermelhidão. Apenas certifique-se de usar uma versão sem óleo na composição e de tomar algumas precauções por baixo dela.

É possível apostar na relação entre depilação e maquiagem, desde que esse processo seja feito da forma correta e siga os cuidados apresentados abaixo.

Cuidados ao usar maquiagem após a depilação

  • Embaixo da maquiagem, use um bloqueador solar. Isto é muito importante se as regiões tratadas são áreas expostas como face, pescoço e antebraços. Use uma tela solar de amplo espectro que ofereça um fator de proteção solar de 30+.
  • Esteja ciente de que a pele no rosto pode ser sensível à irritação. Para manter a pele limpa, não use maquiagem de baixa qualidade. Se você tiver que usar maquiagem, a maquiagem mineral é a melhor escolha.
  • Também há a opção de maquiagem em gel. No entanto, se houver alguma formação de bolhas na região, é melhor evitar a maquiagem em geral, pois ela pode causar alguma reação alérgica.
  • Use um creme hidratante na área tratada com frequência para que o pelo tenha força o suficiente para sair do folículo. Ele também causa um efeito calmante.
  • Evite raspar a área na mesma semana que optou por um creme ou cera. Quando você raspa o pelo, deixa a raiz parcial da pele, além de poder ferir a pele que já está sensível e ainda não se recuperou completamente.
  • Coloque como prioridade máxima remover completamente a maquiagem da pele antes de dormir. Especialmente com os poros abertos, apostar em deixar a maquiagem na pele é uma péssima ideia.
  • Além do resultado tradicional de envelhecimento precoce da pele, essa maquiagem pode penetrar nesse poro e torna-lo mais propenso à inflamação, irritação, alergias e a formação de erupções cutâneas.

Você pode usar um lenço específico para remoção de maquiagem ou um sabonete suave e próprio para a função, evitando a todo custo,  produtos à base de álcool ou sabonetes agressivos.

Finalmente, se possível, esfolie a região suavemente após a remoção da maquiagem e não se esqueça de aplicar um hidratante que pode ser recomendado por sua especialista.

Sabendo mais sobre a relação entre depilação e maquiagem você se torna capaz de prevenir possíveis problemas, especialmente na região fácil, e obtém os melhores resultados na hora de remover os pelos indesejados. Boa sorte!