ir parar home > Blog > Depilação: Como escolher a melhor para mim?
25 set

Depilação: Como escolher a melhor para mim?

Seja para os momentos íntimos ou para se sentir melhor no dia a dia e poder vestir suas roupas e lingeries à vontade, a depilação é um fator muito importante; tanto para mulheres, quanto para os homens.

Hoje, o blog OQNV conversou com Danielle Caetano, Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Coordenadora Técnica da Não+Pelo RJ, que deu algumas dicas e esclareceu mitos e verdades sobre as diferentes técnicas de depilação.

Como escolher a melhor depilação

Não+Pelo responde sobre como escolher a melhor depilação

OQNV: Qual é a diferença entre as depilações de luz pulsada, laser e cera?

Danielle: A cera promove extração do pelo, sem tratar a origem do problema. O pelo volta a partir de 15/20 dias. A luz pulsada e o laser promovem a inativação do bulbo para que não volte a produzir pelos, o cliente vai observar cada vez menos pelos, já que é muito mais duradouro.

OQNV: Quanto tempo demora para que os pelos afinem e não nasçam mais?

Danielle: Quanto mais clara for a pele e quanto mais escuro e grosso for o pelo maior vai ser o sucesso do tratamento. Mas varia entre os clientes.

OQNV: É verdade que depilar com lâminas engrossa os pelos? E depois de usar a lâmina, é aconselhado depilar com cera ou laser?

Danielle: Isso é um grande mito, os pelos não engrossam. O pelo quando vem novo, ele nasce com uma ponta afinada, mas a espessura do pelo é a mesma. E a lâmina, tira apenas essa ponta afinada que está aparente. Não há qualquer contraindicação de migração entre as depilações.

OQNV: Como evitar/ resolver o problema dos pelos encravados?

Danielle: Evitar o uso de roupas muito apertadas é uma boa opção de prevenção, pois dão muito atrito. Já para o cuidado, indico realizar esfoliações com bucha vegetal durante o banho, pois fazem uma renovação dessa camada e ajuda os pelos a nascerem novamente.

OQNV: É verdade que a cera quente deixa a pele mais flácida?

Danielle: Não se trata da cera quente ou fria. Ambas provocam um trauma na pele por conta do processo de remoção da cera na hora de puxar.

OQNV: Qual cera é melhor, quente ou fria?

Danielle: A cera quente acaba sendo melhor. Pois provoca a dilatação dos poros, facilitando a remoção dos pelos.

OQNV: Pode tomar sol no mesmo dia da depilação?

Danielle: A recomendação é que não se faça exposição ao sol diretamente. Pois há uma agressão na pele do cliente. E no caso da luz pulsada ou laser, o recomendado é uma suspensão do sol de 7 a 15 dias após o tratamento.

OQNV: Pode passar hidratante após a depilação?

Danielle: Sim, é super-recomendado! A gente precisa acalmar a pele, então hidratantes com princípios ativos que auxiliem nesse processo são uma ótima opção.

OQNV: Existe algum tipo de problema na depilação íntima?

Danielle: Como os pelos têm a função de proteção, a recomendação dos ginecologistas é manter pelo menos nas áreas mais expostas. Mas o que percebemos cada vez mais, é que as mulheres desejam ficar como “Barbies”, sem nenhum pelo, logo, precisamos tomar alguns tipos de cuidado. Na depilação com cera é importante saber se a cera não é reaproveitada, se a profissional está usando luvas, e se os materiais são descartáveis. Quando nos tratamos de luz, são métodos mais seguros, pois acabam matando todas as bactérias ali presentes na área.

OQNV: Quais são as depilações mais procuradas? E em quais áreas?

Danielle: Há uma tendência em tornar o tratamento da foto depilação cada vez mais acessível para os clientes, pois é um método muito procurado. E quanto às áreas, percebemos, no Rio de Janeiro, que as mais “feitas” são panturrilha, axilas e virilha cavada/simples. Depois, a região facial, por conta do buço.

OQNV: A procura de depilação pelos homens aumentou? E quais são as áreas?

Danielle: Antigamente, os homens buscavam muito por saúde ou prática esportiva. Mas, hoje, cada vez mais, os homens procuram a depilação. As áreas mais procuradas pelos homens são abdômen, costas, peito e a barba está perdendo cada vez mais o posto.

OQNV: Existe alguma contraindicação para pessoas que têm pelos brancos e bem claros?

Danielle: Quando falamos da depilação por luz pulsada e laser, não conseguimos tratar os pelos brancos, pois eles não têm pigmento. Já quando falamos de pelos claros, eles conseguem ser atingidos pela luz pulsada e também pela cera, os pelos brancos somente pela cera.

OQNV: Raspar com lâmina escurece a pele?

Danielle: Tanto a lâmina quanto a cera causam atrito na pele do cliente. Por isso ocorre a hiperpigmentação, e a pele fica mais escura.

OQNV: Na sua vida profissional já aconteceu algum fato com cliente que tenha sido divertido/engraçado?

Danielle: Além do engraçado, o que conseguimos proporcionar a essas pessoas que procuram a depilação a laser e com luz pulsada, é um aumento da autoestima. Pois tem pessoas que ficam tão felizes com o resultado da eliminação de pelos do rosto, por exemplo, que nada paga a satisfação para a gente ao longo desse tratamento. Mulheres que têm medo de ir à praia, ou não largam a maquiagem, e que podem deixar isso de lado após o começo do tratamento.

 

Artigo Duloren, disponível aqui.

Respostas: Danielle Caetano – Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Coordenadora Técnica da Não+Pelo, RJ.