ir parar home > Blog > CUIDADOS NO PERÍODO CHUVOSO
22 mar

CUIDADOS NO PERÍODO CHUVOSO

Vamos prevenir e cuidar da nossa segurança, esse é o melhor remédio.

Moradores de áreas de encosta devem observar se há rachaduras em paredes, tijolos, concreto, ou mesmo no chão. Eles devem estar atentos a afundamento do solo e barulhos, como rangidos na estrutura da residência. Esses são sinais que podem significar que o terreno não está estável. Os moradores de áreas consideradas de risco devem ficar atentos a qualquer barulho estranho e se escutarem estalos na estrutura devem deixar o imóvel imediatamente

Motorista mantenha a atenção dobrada durante a condução de seu veículo em caso de chuvas. Se estiver parado e o local começar a alagar, motorista e passageiros devem deixar o veículo e seguir para um lugar seguro. Se estiver já dirigindo, o motorista pode optar por fazer uma parada antes de seguir viagem.

Descargas elétricas também são comuns no período de chuvas. Para se proteger delas, os locais mais adequados são o interior de carros, ônibus ou edificações.

O mosquito Aedes Aegypti  é um dos principais problemas nessa época, com a chuva aumenta o número de focos do mosquito e proliferação. Além de cuidar da sua casa e seu quintal, lembre seu vizinho e amigos dos cuidados necessários para não deixarmos água acumulada exposta, onde o mosquito possa se reproduzir. Também denuncie na prefeitura da sua cidade, áreas públicas onde há água acumulada.

Em casos de emergências chame a Defesa Civil, que atende em sistema de 24 horas ao dia, pelo telefone: 153.

Outros telefones úteis: 

Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Samu: 192

Fique atento para:

Limpeza de canais e lugares de escoamento de água. O lixo acumulado é o principal causador de alagamentos no período chuvoso.

Fonte: g1.globo.com