ir parar home > Blog > Confira 7 cuidados com a pele para você incluir na sua rotina!
6 mar

Confira 7 cuidados com a pele para você incluir na sua rotina!

Cuidar da pele não é apenas um clichê de comercial de produto de beleza. Para manter sua melhor forma, é preciso investir em uma rotina diária de cuidados, além de cortar hábitos que podem colocar tudo a perder.

Cuidar da pele também é uma questão de saúde, já que ela é responsável por regular a temperatura do corpo e até mesmo abrigar estoques de nutrientes. Para cumprir suas funções, ela precisa ser bem cuidada.

Quer investir em uma rotina de cuidados com a pele? Nós te ajudamos! Confira as 7 dicas desse post e comece hoje mesmo!

1. Identifique seu tipo de pele

Usar produtos de qualidade ou, até mesmo, produtos caros em uma pele que não foi feita para recebê-los é como jogar dinheiro no lixo. Pior que isso é o fato de que você ainda pode causar mais prejuízos que benefícios para sua pele.

Antes de criar uma rotina de cuidados diários é importante identificar seu tipo de pele. Só assim é possível encontrar produtos com soluções que fazem efeito e te oferecem um benefício real.

Pele seca

A pele seca se caracteriza pela constante falta de hidratação, descamação e rachaduras. Esse tipo de pele é mais suscetível a rugas e marcas de expressão, por isso é importante investir na hidratação profunda e evitar produtos abrasivos.

Pele oleosa

A pele oleosa produz mais sebo que deveria, ocasionando em poros dilatados, brilho excessivo, acne e cravos. Ela precisa de hidratação com produtos sem óleo na composição, além de limpezas profundas e constantes.

Nunca exagere na quantidade de vezes que lava uma pele oleosa, ok? Isso pode causar o chamado efeito reboot.

Pele mista

A pele mista possui duas características em um mesmo rosto. Enquanto a zona T do rosto tende a ser oleosa, as bochechas e extremidades podem ser normais ou secas.

Esse tipo de pele é o mais comum no Brasil e precisa de cuidados específicos, como hidratantes em forma de sérum e limpezas com intensidades diferentes, dependendo da região do rosto.

Se sua pele não apresenta nenhuma dessas características de forma exagerada, parabéns! Você pertence ao pequeno grupo de pessoas que possuem uma pele considerada normal.

2. Faça a higienização do jeito certo

Pior que não lavar o rosto é lavar do jeito errado. A água do banho não é suficiente para remover todas as impurezas a que a pele fica exposta todos os dias. O acumulo dessas impurezas resulta em uma pele oleosa, com um aspecto feio e com chances de envelhecer precocemente.

Procure por um sabonete de limpeza diária próprio para seu tipo de pele. Faça a higienização todos os dias, lembrando de enxaguar bem todo o produto.

3. Tenha o hábito de remover a maquiagem

A maquiagem proporciona maravilhas na nossa vida, mas não foi feita para ficar na pele muito tempo. O acumulo das partículas obstrui os poros, causando espinhas, cravos, oleosidade e marcas de expressão.

É muito importante remover a maquiagem com um demaquilante, antes mesmo de fazer a higienização com o sabonete.

Se sua pele é seca, procure por produtos com óleo na composição ou use óleos vegetais puros para fazer esse trabalho. Já as donas de uma pele oleosa devem procurar por produtos livres de óleo na composição, como uma água termal ou micelar.

4. Comece a fazer uso do tônico

O tônico facial é uma solução que ajuda a limpar a pele de uma forma mais profunda, removendo as sujeiras que as outras etapas de limpeza não conseguiram alcançar. Além disso ele tonifica a pele, dando um aspecto mais saudável e limpo.

Lembrando que nem todas as pessoas precisam realizar essa limpeza profunda. Quem possui pele seca pode até mesmo causar mais danos e ressecamento. Lembre-se da regra: conheça sua pele e depois procure pelos produtos de acordo com sua necessidade!

5. Inclua a esfoliação na rotina

A esfoliação é ótima para quem possui a pele oleosa, assim como não é indicada para peles secas. Ela remove as células mortas da pele, o que incentiva a renovação celular e até mesmo a produção de colágeno.

Existem alguns níveis de intensidade de esfoliação, onde alguns produtos são mais abrasivos que outros. Na hora de escolher um esfoliante, leve em consideração o nível de sensibilidade da sua pele.

A esfoliação deve ser feita por, no máximo, duas vezes na semana, com um intervalo de dois dias entre as aplicações. Não use produtos com ácido quando estiver usando esfoliantes, e vice e versa.

6. Nunca deixe o protetor solar

Usar o protetor solar também não se trata de um clichê de comercial. Os raios ultravioleta emitidos pelo sol são capazes de danificar o código genético das células, o que provoca problemas sérios, como o câncer de pele. Além disso, ele é responsável por causar manchas e pelo envelhecimento precoce.

A proteção solar é essencial, principalmente na pele do rosto, que é mais sensível e suscetível a esses tipos de problema.

As luzes artificiais, como a do computador, celular e lâmpadas também causam danos na pele com o tempo, por isso, o protetor solar é valido dentro de casa também!

7. Comece a hidratar a pele diariamente

Ao contrário do que muita gente acredita, todos os tipos de pele precisam de hidratação, até mesmo as mais oleosas. A oleosidade, aliás, é uma coisa natural da pele. Ela começa a incomodar a partir do momento que o corpo começa a produzir mais sebo que deveria.

A hidratação representa a proteção da pele. Uma pele hidratada cumpre suas funções com mais saúde e eficácia, por isso é importante investir em cuidados que mantenham essa característica.

É possível fazer uso de hidratantes tópicos, que podem ser mais pesados ou fluidos, como é o caso do sérum. A aplicação deve ser diária, logo após a higienização completa da pele.

Também é possível hidratar a pele por meio do consumo de água. O recomendado é ingerir ao menos 2 litros por dia, mas cada pessoa tem necessidades diferentes. Consulte seu médico!

Manter uma rotina de cuidados com a pele é um hábito que deve ser cultivado em qualquer idade, mesmo que com um início tardio. Os resultados são mais expressivos quando se começa desde cedo, mas como você viu, cuidar da pele não é apenas uma questão de beleza, mas também de saúde.

Sua pele é tão importante quanto os outros órgãos do corpo e a saúde dela traz benefícios a longo prazo. Cuide bem dela!

E que tal acompanhar nossas novidades pelas redes sociais? Gostou da ideia? Então curta nossa página do Facebook!