ir parar home > Blog > Como clarear manchas escuras causadas pela depilação tradicional
9 mar

Como clarear manchas escuras causadas pela depilação tradicional

Como clarear manchas escuras causadas pela depilação tradicional

As manchas escuras, causadas pela depilação tradicional, podem ser um enorme incômodo na vida de muitas mulheres, sendo essencial saber como clarear a pele e se livrar delas.

Porém, inicialmente, a prevenção é sempre melhor do que a cura. Então, antes de abordarmos as maneiras de tratar essas manchas escuras, é importante evitar que elas ao menos surjam.

Saiba formas de prevenir e clarear manchas de depilação de forma natural e indolor!

O que causa as manchas escuras?

Toda mulher gosta de exibir a pele lisa, e para isso a depilação parece ser um ótima solução. No entanto, um inconveniente são as manchas escuras que ela pode causar na pele.

Isso acontece porque a depilação causa um trauma na pele, fazendo com que aumente a produção de melanina, substância responsável pela pigmentação acastanhada da pele. Por isso, as peles mais escurar tem maior probabilidade de apresentar manchas após a depilação.

Embora as manchas possam surgir em qualquer área depilada, algumas partes do corpo são mais propensas, como buço, devido à exposição solar, e axilas e virilha, em função do atrito.

Além do processo natural, alguns fatores podem agravar o problema, como a temperatura da cera, a forma como é feita a remoção dos pelos e a falta de cuidado após a depilação.

Como prevenir manchas escuras causadas pela depilação tradicional?

Melhor do que aprender como clarear a pele é descobrir como prevenir as manchas. Para isso, é essencial preparar sua pele antes da depilação.

Antes de começar com o seu método depilatório favorito, certifique-se de que sua pele esteja limpa e livre de resíduos ou poluentes. Para isso, lave a pele com um sabonete suave.

Prepare sua pele para a depilação esfregando alguns cubos de gelo nela de 10 a 15 minutos antes de começar com o processo propriamente dito. Isso certamente ajudará a eliminar ou, pelo menos, controlar o problema de manchas escuras após a depilação.

Muitas vezes, o motivo do aparecimento de manchas após a depilação não é nada além da remoção indevida dos pelos.

Quando o pelo de uma área sensível do corpo é puxado de forma imprópria ou com força máxima, isso pode agitar a sua raiz, dando origem a pequenos solavancos que estimulam a produção de melanina na região.

Então, certifique-se de que você seja depilada (o) apenas por um especialista que tenha o conhecimento e experiência sobre o assunto.

Use a cera certa

Este é certamente um dos pontos mais importantes que você precisa ter em mente para evitar o aparecimento de manchas escuras após a depilação. Fique atento à temperatura da cera, que não pode ser muito quente.

Mesmo as ceras frias hoje em dia são cheias de produtos químicos para dar uma aparência mais suave e mais justa à pele. Os resultados dessas ceras são realmente excelentes se você não for propenso a tais manchas.

No entanto, se você está preocupado com isso, é melhor ficar longe de quaisquer ceras processadas e optar por uma cera caseira de mel, açúcar e limão.

Cuide-se após a depilação

Se você é propenso a coceiras e alergias após a depilação, que podem se tornar manchas escuras, é importante que você tome cuidados adequados assim que o método de depilação acabar.

Depois que os pelos forem removidos, lave a pele com excesso de água morna. Isso removerá qualquer vestígio do produto usado.

Agora, siga com a lavagem da pele repetidamente com água fria antes de esfregar alguns cubos de gelo.

Evite a exposição solar

Outra questão muito importante é a exposição da pele ao sol. Deve-se evitar tomar sol na região tanto antes quanto após a depilação.

Antes, a pele exposta ao sol fica ainda mais sensível para o procedimento, e após, o sol intensifica a produção de melanina. Assim, caso a região depilada seja no rosto, recomenda-se a aplicação de filtro solar diariamente.

Como clarear a pele e suavizar as manchas?

Manchas escuras podem aparecer na pele após a depilação tradicional por vários motivos, incluindo a irritação da pele, o acúmulo de células mortas e o surgimento de pelos superficiais.

Se as manchas ocorrem imediatamente após a depilação, existem vários tratamentos domésticos que ajudam a reduzir e eliminá-los.

Se as manchas são claras para o marrom e estão no pescoço, sob os braços ou na virilha, pode ser devido a uma condição médica chamada acantose nigricans, que resulta de altos níveis de insulina.

Confira alguns passos que ajudam você a clarear as manchas escuras causadas pela depilação tradicional.

Passo 1

Esfolie a pele regularmente. Um acúmulo de células mortas na pele nas áreas que você depila pode ser a causa de suas manchas escuras.

Escolha um esfoliador físico, como uma mistura de sal ou açúcar com limão, que afugenta fisicamente a pele morta e aplique um hidratante após o processo.

Mas, atenção, é importante ter cuidado com a exposição ao sol, pois o limão impregnado na pele pode causar queimaduras graves. Evite expor a pele após o procedimento, se necessário, lave bem a região com água e sabão.

Antes da esfoliação, certifique-se que a pele da região está saudável. Se houver qualquer irritação, arranhão ou corte, não é aconselhado aplicar nenhum produto, caseiro ou cosmético, podendo agravar a inflamação.

Passo 2

Ilumine as manchas aplicando um creme de hidroquinona, um agente de iluminação, na área. Os cremes sem receita contêm 2 por cento de hidroquinona e levam de 8 a 12 semanas para funcionar.

Os cremes com prescrição têm pelo menos 4 por cento de hidroquinona e removem as manchas escuras de 4 a 8 semanas. A hidroquinona é uma droga e por isso deve ser usada com precaução e conforme recomendado pelo seu médico.

Passo 3

Escolha um método alternativo de depilação. Se você é propenso a manchas escuras após raspar os pelos, você pode experimentar cremes depilatórios ou ceras, ao invés disso, e que pode causar menos irritação.

Se os pontos escuros que você está vendo são um resultado de pelos superficiais, a cera, que remove o pelo na raiz, pode ser sua melhor opção.

Passo 4

Hidrate a região. O uso de um creme hidratante diariamente mantém a pele saudável e livre de problemas, como manchas escuras. A pele hidratada também conta com um brilho que ajuda a ocultar as imperfeições.

Passo 5

Procure o seu médico ou dermatologista se o tratamento domiciliar não funcionar. Ele pode prescrever um creme tópico ou outra medicação que pode ajudar você a se livrar das manchas ou determinar se elas são causadas por uma condição mais séria.

Além desse passos, há outros cuidados gerais que podem ser tomados para cuidar da pele e prevenir o aparecimento das manchas. Confira alguns:

  • não use desodorantes ou creme que contenham álcool;
  • além de abusar dos hidratantes, beba bastante líquido, pois é preciso hidratar a pele por dentro e por fora;
  • prefira roupas leves às coladas ao corpo, que não deixam a pele respirar;
  • evite roupas que apertem, especialmente nas áreas onde o atrito é maior, como parte interna das coxas, virilha, axilas. Observe os elásticos das calcinhas, por exemplo;
  • use cremes específicos para o seu tipo de pele.

Como a fotodepilação pode ajudar a evitar manchas na pele?

A fotodepilação é um tratamento que, além de te livrar dos pelos de forma duradoura e te preservar da depilação com métodos tradicionais, também clareia a pele da área tratada por ser a base de luz pulsada.

A verdade é que a luz pulsada, além de ser usada para a remoção dos pelos, também é usada por dermatologistas para tratamento de manchas e clareamento da pele. Ainda que o protocolo de tratamento seja diferente, a fotodepilação acaba contribuindo indiretamente para clarear a pele.

A depilação com luz pulsada estimula a renovação celular, deixando a pele mais lisa e uniforme. Portanto, além de não causar as manchas, como os métodos depilatórios tradicionais, ela a ajuda no seu tratamento.

Sabendo como clarear a pele, suavizando as manchas escuras advindas da depilação, você garante uma pele lisa e linda. Esperamos que nossas dicas sejam úteis tanto para que você aprenda a prevenir as manchas, preparando a sua pele para depilação, como para escolher o método mais adequado para a sua pele.

Se você gostou das nossas dicas de cuidado com a pele pré e pós-depilação, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras novidades para manter sua pele linda e saudável.