ir parar home > Blog > Ciclo do pelo: como isso interfere na depilação
28 jul

Ciclo do pelo: como isso interfere na depilação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os pelos do corpo humano possuem um ciclo de crescimento organizado em três fases. Assim como a característica do pelo varia conforme a área do corpo, a duração de cada fase também. Isso quer dizer que nossos pelos não ficam crescendo continuamente, existe uma alternância de fases de crescimento e repouso. Cada ser humano possui um ciclo de pelo que varia conforme a sua idade, o seu metabolismo e o seu gênero.

Mas independente destas variações, as fases do ciclo de crescimento do pelo são as mesmas.

Como funciona o ciclo do pelo

Fase de Crescimento

Durante a fase anágena, o pelo está em crescimento contínuo e está conectado ao folículo piloso. O metabolismo da raiz é bastante ativo e garante a sua nutrição.

Fase de Repouso

Na fase catágena, o crescimento já terminou, a atividade celular é reduzida e o pelo já está queratinizado.

Fase de Desprendimento

A fase telógena caracteriza-se pelo desprendimento do pelo. Nessa última fase, nasce um novo pelo dentro do folículo e à medida que cresce, empurra o pelo velho para fora da pele.

Ciclo do pelo fases

Como isso interfere na depilação

Você já deve ter percebido que algumas vezes os pelos crescem rapidamente, em outras demoram mais para crescer. Ou até mesmo questionou por que técnicas de depilação definitiva, como a luz pulsada e o laser, precisam de várias sessões para dar resultado e não somente uma. Isso tudo se deve ao ciclo do pelo que se reinicia em média a cada 30 dias.

Folículo Piloso

Tudo acontece no folículo do pelo. É nele que se encontra a raiz do pelo, e é ela que a luz pulsada ou o laser irão cauterizar para que os pelos não nasçam novamente. Novas células germinativas poderão ser ativadas pelo organismo, no entanto os pelos nascerão muito mais finos e fracos.

Fotodepilação

A fase do ciclo de vida em que o pelo se encontra reflete diretamente no tratamento de fotodepilação. Ou seja, a melhor etapa é a que o pelo ainda está em contato com a sua raiz, ocorrendo uma maior condução de calor ao folículo piloso.

A cada sessão, uma boa parte dos pelos são eliminados definitivamente e a produção de novos pelos diminui. Assim, à medida que ocorrem as sessões os resultados do tratamento são mais perceptíveis.

Mas lembre-se que cada pelo está em uma fase diferente, por isso, os resultados são progressivos. Se todos estivessem na mesma fase, uma única sessão seria suficiente.

Intervalo entre as sessões

É necessário um intervalo máximo entre as sessões de fotodepilação para um tratamento com resultado. As sessões devem ser realizadas em média a cada 30 dias, ou seja, a cada novo ciclo do pelo.

Você já sabia quais eram as fases do ciclo do pelo? Continue acompanhando o blog para mais informações, dicas e curiosidades sobre seus pelos e depilação!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.