ir parar home > Blog > A importância da depilação para prática de esportes
23 fev

A importância da depilação para prática de esportes

Você sabia que a depilação para prática de esportes tem grande influência em alguns resultados? Isso pode ser explicado por uma série de fatores que, profissionalmente, levam os atletas ao podium e até a medalhas de ouro. Na natação por exemplo, tudo deve ser feito para deixar o corpo mais leve para deslizar na água, já que frações de segundos são levadas em consideração. E, sim! A depilação está diretamente ligada à isto.

Entretanto, a depilação também apresenta vantagens para quem pratica esportes mesmo que não seja profissionalmente. Para saber mais, continue lendo o post.

Benefícios da depilação no esporte

Existem três tipos de benefícios da depilação no esporte: desempenho, psicológico e praticidade. Dos três, a praticidade pode ser estendida às pessoas que praticam esportes por hobby ou almejam ser atletas profissionais.

Praticidade para a prática de esporte

O principal ponto da depilação para quem pratica esportes é a termorregulação, ou seja, a propriedade do organismo de resfriar o corpo rapidamente em atividades intensas. Isso acontece na transpiração, que umedece o corpo para dar frescor à pele. Sem pelos, o suor é evaporado rapidamente.

Ela também torna muito mais prática a limpeza do corpo, principalmente quando há ferimentos. A pele lisa cicatriza muito mais rápido e reduz as chances de inflamações junto aos pelos.

Um terceiro ponto é a facilidade para aplicar protetor solar, fundamental para a prática de esportes ao ar livre. Sem os pelos, é possível espalhar o protetor facilmente e garantir uma perfeita aplicação na pele.

Praticidade da depilação para a prática de esportes

Benefícios psicológicos da depilação para esportes

Vários atletas afirmam que a sensação de agilidade e leveza causada pela pele lisa, aumenta a confiança para realizar as provas ou treinos. Consequentemente, a hidrodinâmica do corpo trabalha por melhores resultados.

Benefícios da depilação para esportes

Depilação melhora o desempenho de atletas?

Infelizmente, comprovar a melhoria do desempenho de atletas com a depilação é um pouco difícil, as pesquisas são bastantes controversas. Por esse motivo, muitas pessoas que não praticam profissionalmente se sentem acuadas em investir na depilação com este objetivo.

No entanto, apesar de mostrar números mínimos, essa melhora causada pela depilação existe! A velocidade dos ciclistas depilados aumenta 0,6% em relação aos outros e, na natação, esse número chega a ser interessante, os atletas depilados podem ser 5% mais velozes (Revista Bycicling).

Esportes que adotaram a depilação

Apenas a título de curiosidade, alguns esportes adotaram a depilação como código de conduta para a prática profissional. São eles: natação, atletismo, triátlon, ciclismo, lutas em geral, ginástica olímpica e o fisiculturismo.

Depilação para fisiculturismo

Depilação masculina para fisiculturismo

Se você gostou desse post e das curiosidades sobre a depilação para esportes, compartilhe nas suas redes sociais e conte nos comentários se você pratica algum esporte e se depila para melhorar seus resultados.