ir parar home > Blog > 5 dicas para amenizar alergias pós depilação
2 mar

5 dicas para amenizar alergias pós depilação

5 dicas para amenizar alergias pós depilação

Quando as alergias pós depilação ​​aparecem em seu corpo após o procedimento, saber quanto tempo elas podem vir a durar depende de quão sensível é a sua pele.

Algumas só aparecem durante algumas horas, enquanto em outros casos, elas podem durar até três dias.

Se as alergias pós-depilação são causadas pela inflamação dos folículos pilosos, erupções cutâneas também podem provir de certos gatilhos, como:

  • Você pode ter alergia dos materiais usados no procedimento;
  • Você pode ser submetido ao estresse, que envia sinais para o seu cérebro que faze com que seus folículos capilares sofram inflamações;
  • Você não aplica nenhum tratamento pós-depilação, como uma solução líquida de avelã, para acalmar e arrefecer a área afetada.

Em todo caso, mesmo se você se já acostumou com a depilação, prevenir a alergia depois dela também é importante para ter uma pele muito mais saudável. Conheça as formas de conseguir isso.

Confira o que fazer para prevenir alergias pós-depilação

Existem alguns fatores a se considerar para prevenir alergias após a depilação, conheça-os:

– A sua pele está em boas condições? Para saber isso, certifique-se de que não haja cortes, contusões, irritações ou outras feridas abertas nela.

Se houver pelo menos um desses itens na área a ser depilada, ignore seu compromisso de depilação para evitar as alergias.

– Para manter a sua pele limpa e bem hidratada, antes da sua sessão de depilação, tome um banho primeiro.

Este é também o momento perfeito para esfoliar sua pele, incluindo nesse processo a remoção de sujeira, pele morta e excesso de óleos.

– Para evitar a possibilidade de uma reação alérgica que piora a erupção cutânea após a depilação, use um sabonete suave.

– Para suavizar a pele e abrir os poros, tome sua ducha com água morna. Isso facilitará a depilação, evitando também a alergia.

Se possível, consulte a especialista antes da sua sessão de depilação. Isto é especialmente importante se você tem a pele sensível. Assim, ela já saberá como lidar com você na sua primeira sessão.

Após depilação

Existem algumas opções de produtos calmantes que você pode escolher após a depilação, como: aloe vera, óleo de coco, óleo de semente de uva ou óleo de amêndoas.

Isso não só promoverá hidratação na sua pele, mas também fará com que você evite as alergias pós-depilação.

– Em casos mais sérios, trate sua pele com creme de antibióticos, desde que sejam recomendados por um profissional.

Confira agora 5 dicas pontuais para amenizar as alergias que surgirem mesmo depois de todos os passos da prevenção serem seguidos.

1-) Esfolie sua pele 3 dias após o seu procedimento de depilação

Caso as alergias perdurem, faça uma esfoliação preferencialmente com uma bucha vegetal ou com esfoliantes suaves para remover a acumulação de células mortas da pele.

– Isso também faz com que você evite a obstrução dos poros e os pelos presos sob a pele, fazendo com que eles se encravem.

– Procure por produtos de limpeza que contenham ácido salicílico. É aconselhável não esfoliar todos os dias para evitar a secura, que causa sensibilidade à sua pele. Sempre hidrate a região após a esfoliação.

2-) Mantenha sua pele úmida e macia

Comece a usar um creme hidratante todos os dias. Isso não só manterá sua pele macia, mas irá suavizar o pelo em crescimento.

– Evite o uso de talco, que só é aconselhável apenas no dia após o procedimento de depilação.

– Usar o talco logo após a depilação pode obstruir os poros. Após o procedimento, demora horas para seu corpo fechar os poros e curar a sensibilidade da pele.

3-) Trate a pele

Um dos motivos das alergias depois da depilação são os pelos encravados que não saem no procedimento.

– Se você está tendo muitos pelos encravados inflamados depois da depilação, antes de colocar o creme hidratante, trate sua pele com Aloe Vera, durante duas semanas, na área afetada.

– Não use mais do que o recomendado para prevenir a sensibilidade da sua pele, pois o Aloe Vera pode tornar a pele seca se for usada em excesso.

4-) Aposte em uma compressa

Se você tende a ter alergias após a depilação, prepare um banho frio ou uma compressa fria e aplique Gel de Aloe Vera ou outros produtos de tratamento na região.

– Evite também roupas apertadas por um dia para evitar que as irritações piorem ou que você sinta um extremo desconforto.

5-) Fuja da água

Evite qualquer tipo de natação (piscina ou praia) dentro de 24 horas após a depilação.

Sua pele ainda estará propensa a infecção e alergias devido à sua sensibilidade antes desse período.

– Exercitar-se após a depilação é bom, mas não faça exercícios pesados, uma vez que a temperatura excessiva do calor na área encerada irritará sua pele.

Com as dicas acima, você pode se esquecer das alergias pós depilação, mantendo a pele lisa e macia!