ir parar home > Blog > 10 Dicas De Consumo Consciente
22 mar

10 Dicas De Consumo Consciente

Você compra compulsivamente? Aprenda a colocar em prática os 4Rs do consumo responsável: reduzir, reutilizar, reaproveitar e reciclar.

Nós listamos 10 dicas para um consumo consciente:

1 – Na hora de comprar, questione e avalie bem a sua decisão, adquira apenas o necessário. Sempre que possível, reutilize produtos e embalagens. Não compre aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar.

2 – Informe-se sobre a origem e o destino dos produtos que você consome. Busque informações sobre como e por quem foram produzidos. Produtos feitos com métodos sustentáveis e em uma relação de emprego saudável ajudam a cadeia produtiva a ser mais responsável e minimiza os impactos no meio ambiente.

3 – Evite deixar equipamentos ligados quando não for necessário e na compra de eletrodomésticos busque informações sobre a política de coleta, reciclagem e fabricação de produtos de baixo consumo de energia.

4 – Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas, que economizam até 80% de energia e garantem a mesma luminosidade.

5 – Ao comprar móveis, fique atento se a madeira é certificada, assim você evita o desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica.

6 – Mesmo que seu bairro não possua coleta seletiva, separe o lixo e encaminhe o lixo reutilizável para os pontos de coleta. Reciclar é uma maneira de contribuir para a redução da degradação ambiental.

Diminua o uso de produtos de higiene e limpeza e priorize produtos feitos com ingredientes naturais que não degradem o meio ambiente. Dessa forma, você reduz o nível de poluentes presente nos rios.

Reduza o tempo de banho, ligue a máquina de lavar roupa  apenas com a carga cheia e não deixe torneiras pingando. Uma torneira pingando gasta em um dia 20 litros de água.

Sempre que puder deixe o carro na garagem. Transporte coletivo, bicicleta ou ir caminhando aos compromissos são as formas mais baratas e que menos agridem o meio ambiente. Quando for de carro,  incentive e organize a carona entre amigos, vizinhos e familiares.

Em supermercados e feiras, recorra as sacolas de pano ou caixas ao invés das sacolinhas plásticas.

 

Fonte: economia.terra.com.br