ir parar home > Blog > 10 Benefícios do Óleo de Coco Virgem
18 abr

10 Benefícios do Óleo de Coco Virgem

O óleo de coco tornou-se popular entre os adeptos da nutrição funcional, embora tenha sido considerado, por muitos anos, uma gordura “ruim”, altamente saturada. No entanto, verifica-se que a gordura saturada do óleo de coco, particularmente o virgem, não é a mesma presente em outros tipos de óleo.

O óleo de coco contém ácidos graxos de cadeia média, que são muito mais facilmente metabolizados pelo corpo do que os ácidos graxos de cadeia longa encontrados nos outros óleos de cozinha. No óleo de coco também estão presentes vários compostos que são bons para sua saúde, incluindo o ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico. Antes de consumir, é preciso ficar atento à procedência do óleo de coco, já que algumas marcas fazem seu processamento em altas temperaturas, anulando, dessa forma, as propriedades benéficas do produto.

Todos os primeiros estudos que encontraram efeitos negativos do óleo de coco sobre os níveis de colesterol, foram feitos com óleo de coco parcialmente hidrogenado. Os mais recentes, feitos com o produto virgem, não processado, indicam efeitos positivos para a saúde de quem o consome. Listamos 10 desses benefícios para você. Confira:

1. Suporte ao Sistema Imune: Consumir óleo de coco pode ajudar a prevenir doenças, graças à sua ação antiviral, antifúngica e às suas propriedades antibacterianas. Se você está lutando contra qualquer tipo de vírus ou infecção, tente tomar o óleo de coco virgem.

óleo-de-coco

2. Saúde Cardiovascular: Embora o óleo de coco seja uma gordura saturada, vários estudos indicam que a ingestão de óleo de coco virgem não tem efeitos adversos sobre o coração. Pelo contrário, seu consumo parece reduzir o risco de níveis elevados de colesterol e de ataque cardíaco.

Os pesquisadores descobriram que, nas ilhas da Polinésia – onde os cozinheiros usam abundantemente o óleo de coco na dieta dos nativos -, os níveis de colesterol da população são baixos, assim como a incidência de ataques cardíacos. A conclusão foi feita a partir da comparação dos mesmos índices entre a população do restante da Nova Zelândia, onde não se consome o óleo de coco.

No Sri Lanka, um estudo constatou que a incidência de ataque cardíaco aumentou porque o consumo de óleo de coco tem sido muito baixo.

3. Suporte da tireoide: Muitas pessoas acreditam que o consumo de óleo de coco extra virgem pode ajudar no tratamento do hipotireoidismo. Não há consenso entre a comunidade científica sobre o assunto. Porém, muitas pessoas com a doença relatam melhoras significativas e outros até a cura do problema, graças ao consumo do produto.

Lembre-se de que ele pode não funcionar para todas as pessoas e de que é importante consultar seu médico antes de interromper qualquer medicação.

4. Perda de peso: Um estudo descobriu que as mulheres que tomaram o óleo de coco virgem diariamente tiveram uma redução significativa na gordura abdominal.

5. Contra infeções na pele: Quando aplicado nas feridas, o óleo de coco virgem pode evitar novas infecções por estafilococos. Um estudo revelou que o óleo de coco virgem foi benéfico no tratamento de dermatites atópicas.

6. Cicatrização de feridas: De acordo com  estudo feito com ratos, as feridas tratadas com óleo de coco virgem são mais rapidamente curadas e apresentam maior reticulação de colágeno do que no grupo de controle.

7. Prevenção de estrias: Na Ásia, o óleo de coco é comumente usado para prevenir as estrias durante a gravidez. Já tem estrias? As mulheres também descobriram que a aplicação de óleo de coco podem reduzir significativamente a quantidade de estrias depois de terem se formado.

8. Benefícios para pele: hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco pode ser usado no lugar de loção hidratante. Quando o óleo de coco é usado, ele também ajuda a combater as bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase. Se você tiver uma área da pele que está irritada, esfregue o óleo de coco para aliviar a inflamação e reduzir os sintomas.

9. Cabelo Saudável: óleo de coco também pode ser utilizado para melhorar a saúde de seu couro cabeludo e cabelo. Tente aplicar um pouco de óleo de coco em seu cabelo para escovar os emaranhados ou massageie com um pouco de óleo de coco no couro cabeludo.

10. Sistema digestivo: O óleo de coco foi benéfico para muitas pessoas com problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, prisão de ventre e indigestão. O óleo de coco combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia a absorção de nutrientes no corpo.